Qualquer pessoa, por insegura que se considere, faz as coisas com segurança. Não tem que cometer grandes proezas: andar de bicicleta, cozinhar, atar os cordões dos sapatos...etc.
Assim que, questiona-te: "Que imagem tenho na minha mente quando penso em algo em que estou seguro?"
Uma vez que sejas consciente de essa imagem, investiga-a e toma nota dos segintes detalhes: A imagem é a branco e preto ou a cores?, Consegues ver a imagem fixa ou em movimento?, Consegues ver a tua pessoa em cena ou só consegues apreciar aquilo que te rodeia? A que distancia está de ti a imagem? O que pensas quando recordas essa imagem de segurança? Qual é a tua postura corporal quando pensas em isso que fazes com segurança?
A seguir, lembra-te de uma cena em que te sintas inseguro e faz-te as mesmas perguntas de antes.
Vais dar-te conta de que existem diferenças, de representação mental actual se projecta de outro modo. Toma nota de isso.
Agora põe a esta ultima imagem as características estéticas da anterior imagem, da imagem segura. Se na primeira imagem existiam cores e na segunda imagem tudo era a branco e preto, vais dar cor à segunda imagem. E assim com todas as características( tamanho, posturas, tom de voz...)
Convém que o repitas com duas ou três experiências em que te limitaram; vais dar conta de que o teu estado emocional muda e onde existia insegurança agora te sentirás seguro.
Escrito por Salvador Carrion
Não sei se assim será... Esperemos que sim. Digo eu!
2 comentários:
parabens pelo post. beijinho. sofia
é preciso é sermos confiantes... que realmente é uma coisa dificil... mas se o formos já é meio caminho para conseguir os objectivos... e não ligar a nada que nos possa deitar abaixo...
beijinhos
Enviar um comentário