Translator for your lenguage

sábado, 4 de junho de 2011

Está na moda ser bem educada(o)

Sabe o que é que está mesmo in?
Dizer sempre bom dia e obrigado, dominar os códigos do saber estar, não atender um telemóvel num jantar, ser uma lady...É a neo-boa-educação.
As boas maneiras estão de volta. As meninas rockers que fumam que nem chaminés e que dizem palavrões como camionistas já não convencem ninguém.
Voltamos a ter gosto em receber, até porque há menos dinheiro para ir a restaurantes, cada vez mais as pessoas dão jantares em casa. As toalhas de linho voltaram a ver a luz do dia. E todos os convidados sabem que devem esperar pelos donos da casa para começar a comer. A expressão "sem cerimónias" tem um sentido menos abrangente. Chegamos a horas e levamos um presente para os anfitriões. Na minha opinião, voltamos a valorizar a dimensão moral da vida em sociedade. A ideia de que é preciso de ter mérito para pertencer a determinado grupo. disse Vicent Gregoire.
Trata-se do renascer das boas maneiras? Sim, mas actualizadas aos dias de hoje.
De uma forma geral, a cortesia está a renascer, retomamos o gosto pelos convites de papel, aos quais, obviamente, é fundamental responder. Voltamos a dar importância ao bom dia e ao obrigado. Comportar-se de uma forma civilizada voltou a ser bem visto.
A sociedade caminha à tolerância zero o que diz respeito ás boas maneiras.« A boa-educação é ainda mais necessária quando a vida se complica, o nosso mundo em crise exige-a, o facto é que, quando somos bem- educados temos mais hipóteses de encontrar trabalho» disse Laurence C.
O saber estar é, antes de mais, uma maneira de viver que respeita os outros e que permite evoluir sem prejudicar ninguém. A sociedade está a recuperar códigos essenciais numa altura em que tudo é instável.
Este pequeno "resumo" foi retirado de um artigo da revista Elle.

Parece que as tendências são um "regresso à boa educação". Espero e faço força para que tenham razão. Enquanto isso vamos ter que gramar com gente "que fala muito e alto para conquistar uma posição e a razão absoluta", "pessoas que lhe falta o tempo para tudo, até para estar bem". " gente com logótipos em tudo que é sitio para demonstrar as suas conquistas monetárias( muitas das vezes não sabendo como)". "Pessoas que tem por hábito estranhar quando se é gentil e bem educado" Enfim...ficaria aqui o resto da tarde a enumerar factos da vida real e actualizada.
Existem condutas e condutas... eu tenho um enorme prazer em dizer os bons dias e os obrigados( mesmo por vezes, não tendo uma resposta ou um sorriso). Adoro dialogar com pessoas que sabem falar e ouvir. E quando o assunto é do meu interesse sou capaz de ir às nuvens. São prazeres e virtudes algo desconhecidas.....Por enquanto são tendências para alguns e realidade para outros. Esperemos que um dia seja a realidade para todos. Digo eu.

Um bom fim de semana...

Sem comentários: