Pois bem.Eu a fazer arrumações aqui em casa e descubro um sem numero de revistas Xis. Como pessoa curiosa que sou, comecei a folhear e parei em um artigo que me chamou um pouco a atenção. Do qual eu vou aqui reproduzir um pouco...
"Saber estar e ouvir"
"Saber estar e ouvir"
Reconhecer a necessidade de falar é fácil.Por varias vezes, na nossa vida, desabafar com alguém pode ter sido um momento tão importante quanto imprescindível.Um desabafo feito na hora certa, pode ser razão mais que suficiente para grandes e importantes mudanças, seja no modo de pensar ou de agir.
Tarefa mais difícil tem, no entanto, quem desempenha o papel de ouvinte. O que nalguns casos parece tarefa fácil e natural, noutros chega mesmo a confundir-se como uma missão impossível.Mas qual será a real dificuldade em ouvir alguém? será assim tão difícil?Ou será apenas porque nos exige disponibilidade?
Muitas vezes sim, achamos que não temos tempo para parar e ouvir alguém falar dos seus problemas e duvidas quotidianas.Ficamos incapazes de estar, como que adivinhando uma previsível ou inevitável impaciência.
......
Antes de mais, saber ouvir implica saber estar. E para estarmos de corpo e alma diante de alguém que nos fala, a solução passa por nos distanciarmos um pouco de nós próprios, esquecendo por um momento o nosso mundo interior de forma a evitar constantes comparações e a formar juízos daquilo que nos é dito.
Sem comentários:
Enviar um comentário