Translator for your lenguage

quinta-feira, 21 de agosto de 2008

Era uma vez um agricultor que encontrou uma pequena águia. Como era um homem com um bom coração decidiu leva-la para a sua quinta para a cuidar e dar-lhe uma vida digna junto aos outros animais. Passaram uns dias e quando a águia ficou curada, o agricultor instalou-a em um galinheiro, onde rapidamente aprendeu a comer a mesmo que as galinhas e a comportar-se igual a elas.
Um bom dia um biólogo que passava pela quinta, perguntou ao agricultor:
-Porque esta águia está encerrada no galinheiro com os frangos e as galinhas? Não pode voar?
E o agricultor respondeu-lhe:
- Encontrei-a à uns tempos ferida no bosque e como lhe dei a mesma comida que as galinhas e a criei junto a elas, não aprendeu a voar. Na realidade, já é um frango mais; já deixou de ser uma águia.
O biólogo respondeu:
-È muito bonito o que fizeste por ela, mas tem coração de Águia e acredite que pode voar. Que lhe parece se a pomos em situação de o conseguir?
- Creio que se tivesse querido, ela já o tinha feito...eu nunca o iria impedir.
- É certo. Tu não a impediste, mas como disseste, ensinaste-a a ser mais uma galinha. E essa é a razão pela qual ela não voa. E se a ensinasse-mos a voar como as águias?
- Mas. Porque insistes? Olha, comporta-se como uma galinha mais; já não é uma águia. Que lhe vamos fazer? Há coisa que não se podem mudar! exclamou o agricultor.
- Parece-me que te fixas muito nas dificuldades de ela voar. Que te parece se nos fixasse-mos nas suas possibilidades?
- Pois tenho as minhas duvidas,...o que é que muda se em vez de pensar nas dificuldades, pensar nas possibilidades?
- Boa pergunta. respondeu o biólogo. Se só pensamos nas dificuldades, é mais provável que nos conformemos com o seu comportamento actual. Mas, não crê que pensar nas suas possibilidades de voar nos motivará para lhe dar oportunidade de tentar se surtem o efeito?
-É possível... disse o agricultor .
Animado o biólogo tirou o animal do galinheiro. Apanhou-o suavemente com as mãos e levou-o até um pequeno monte que ficava perto. E com grande respeito disse:
- Tu pertences ao céu, não à terra. Abre as asas e voa. Podes fazê-lo.
Mas estas palavras não pareciam convencer a águia...Estava confusa e quando viu os frangos a comer, foi-se, dando saltos até se juntar a eles.
No dia seguinte, sem desanimar o biólogo levou a águia a um telhado da quinta, animou-a dizendo-lhe:
- És uma águia. Abre as asas e voa.
O animal contemplou aterrado o vasto universo que se estendia por baixo dos seus olhos. Sentiu tanto medo que, tremendo olhou para o biólogo e fugiu dando pequenos saltos até ao galinheiro.
Mas o biólogo era muito esperto. Logo no dia seguinte muito cedo, levou a águia à montanha mais alta dos arredores. E uma vez lá em cima, apanhou-a com ternura e olhou-a nos olhos que estavam inundados de medo e disse-lhe:
-É natural que tenhas medo. Mas verás que como vale a pena tentar. Poderás percorrer distancias enormes, visitar lugares incríveis, jogar com o vento e conhecer outras águias. És uma águia e voa...
A águia olhou, primeiro para a quinta que ficava longe; depois para o céu. Então o biólogo, levantou-a em direcção do sol e prontamente o animal levantou as suas adormecidas asas e com um barulho triunfante voou e voou dirigindo-se ao horizonte... tinha recuperado as suas possibilidades.
A águia que nao queria voar de James Aggrey
É sempre bom tentar. Sabemos o que nos acontece se...não tentar! Agora se conseguimos tentar...podemos mudar toda uma vida e mudar o rumo dela.

Sem comentários: