Translator for your lenguage

segunda-feira, 24 de março de 2008

O depois do Domingo de Páscoa.


Estou no Alentejo. Numa terrinha simpática que de chama Moura.
Aqui têm por hábito trabalhar na sexta-feira (feriado) para descansar na segunda-feira da Páscoa. Isto porque a tradição é ir para o campo.
Quase toda a população vai. É muito engraçado. quando se chega ao campo é estendida uma toalha no chão e varias mantas.lol. Todos sabem para que serve uma toalha(para pôr a comida) e as mantas? (para a gente se espojar!). As mesas e as cadeiras no campo é coisa recente.
Logo pela manhã começa-se pela escolatêra do caféi com algum esse ou algum finto, pão com conduto acompanhado de vinho(para os homens) de de laranjada( para as mulheres e para os moços)...a seguir (e noutros tempos) os homens iam à pesca e as mulheres a preparar o almoço.
Na hora do almoço era sempre caldeirada e alguns pexinhos fritos. Eu comia carninha assada(não gosto de caldeirada).
Quando finalizava o almoço, a meio da tarde, eram cantadas umas modinhas com um cafézinho. depois cada um ia à procura de uma sombra para dormir a merecida sesta(o esforço já tinha sido muito!)
E na hora do jantar (ás 6 da tarde) era o borrego com ervilhas...
Uns comem e bebem demais, depois o resultado é engraçado!lol.
Eu também ia para o campo e passei cenas divertidissimas com os meus amigos... cenas que ficam para uma vida inteira na memória de cada um.
Hoje em dia, existem grupos que vão para o campo no sábado. Tem todos os confortos para combater o frio, e as ressacas...
O levantar cedo, o ter a mesa posta o dia inteiro, o convivio das pessoas, o disfrutar da natureza...enfim prazeres que não estão ao alcance de todos.
Daqui, quem não se lembra da segunda feira de Páscoa??? Toda a boa gente se lembra. E...ainda bem!

Sem comentários: