Translator for your lenguage

domingo, 28 de setembro de 2008

O homem da chuva...

Fazia tempo que não chovia naquela aldeia. A seca havia provocado o caos naquela povoação, que vivia fundamentalmente dos frutos da terra. Não só apareceram as doenças, o desespero conseguiu acarear muitos problemas de conveniência. O clima era triste.
Rezas, invocações e rituais não resultaram. Chegados a este extremo, os sábios do lugar recorreram ao grande homem da chuva. Quando este chegou, observou a desolação e perante o olhar atento dos sábios, pediu uma cabana na entrada da aldeia, pediu também pão e agua para cinco dias. Ninguém o entendeu.
Todos esperavam que o homem dissera o que tinham de fazer e tinham tudo disposto para facilitar o que quizesse, por extravangante que fosse, mas o homem da chuva não pedia nada.
Passaram os três primeiros dias e os aldeanos estavam em casa, expectantes. Não houve mais discussões, nem doenças, nem mais tristeza. Tudo era silêncio e expectativas. Muitos rezaram para dar força ao Homem da chuva. Ao quarto dia , choveu. As pessoas voltaram agradecidas dos campos e dos lugares de trabalho e dirigiram-se a cabana do homem da chuva para festejar. Todas as pessoas, incluindo os sábios querias conhecer o grande segredo que trouxe as chuvas à sua aldeia. Ele respondeu:
- Eu não posso fazer com que chova! Aquelas palavras resultavam em cheio.
- Mas por agora chove, dizia a gente. E homem da chuva disse:
- Quando cheguei à vossa aldeia, vi a desordem interior e exterior em que estava a aldeia.Fui à cabana e eu próprio procurei a minha ordem e assim que a encontrei, vocês próprios também encontraram a sua e quando estavam tudo em ordem, também a natureza encontrou a dela e quando isso aconteceu, choveu.

Este texto foi retirado de um livro chamado " Em busca do sentido da vida", que nos aproxima a uma maior responsabilidade que temos com nós próprios, com os outros e com a existência, que não é outra do que nos sentirmos bem na nossa própria pele. Se no nosso interior existe paz, conseguimos criar uma sensação de paz à nossa volta. Por isso, se queremos mudar este mundo tão sem sentido, devemos começar por nós próprios e a partir daí...

in:mente sana.

1 comentário:

Jessé Rodrigues disse...

oii tudo bem, gostei do seu blog, o geito com que vc escreve nele, criei o meu a pouco, ja estou seguindo voce, quando puder visite o meu e me siga tambem, só tenho 16 anos, não tenho muito o que dizer mas aceito sugestões....flw abração aii.