Translator for your lenguage

quarta-feira, 7 de novembro de 2007

O jogo do Conhecer-se


Para interagir com as outras pessoas é necessário ter certas habilidades sociais. Descobre as tuas.
Em uma localidade onde decorre uma feira de artesanato. As ruas estão cheias de barraquinhas onde se vende produtos de artesanato; brinquedos de madeira, jóias, decorações...São pequenos tesouros e de uma qualidade rara em que conseguem captar a atenção das pessoas. Agora imagina que tu também tens uma barraquinha para vender as jóias que tu mesmo fizeste.

1 - Quantos tipos diferentes de braceletes, anéis e outros acessórios pões à venda?
2 - Vem uma pessoa ver e um minuto mais tarde vai sem comprar nada. Que pensas dela?
3 - Chega outro potencial cliente e parece muito interessado por um dos modelos. De facto, tu consideras que é a melhor peça da colecção. Que vais dizer para que ele a compre?
4 - O dia termina e chega a hora de encerrar. Como descreves as vendas que conseguiste fazer durante o dia?

Valorização

Os acessórios de moda, assim como as jóias constituem o lado social da tua personalidade. Os objectos que fabricas com as tuas mãos dão mais profundidade a este significado. As tuas respostas vão mostrar a forma de como esperas que as pessoas percebam os teus esforços.


1 - O Numero e o tipo de jóias que pões à venda correspondem a quantidade de mascaras sociais que necessitas nas tuas relações com os outros. São as cara que pões ante os teus pais, teus amigos, teu chefe, a tu ...quantas mais tenhas, mais complicada é a tua vida social.

2 - Os sentimentos que experimentaste ao perder um cliente representa o que ocorre quando sofres uma rejeição. Que pensaste? Encolheste os ombros e continuaste com se nada tivesse passado? Aproveitaste a ocasião para o criticar?

3 - O que dizes da tua melhor peça reflecte o que tu consideras as tuas melhores qualidades. Adoptaste uma atitude discreta e permitiste que o cliente julgue por si mesmo? vincaste a tua ideia e insistindo sem parar? Ou prudentemente mencionaste o seu bom gosto e comentaste que de essas peça te sentias mais orgulhoso pelo seu acabamento e a sua qualidade?

4 - As tua vendas do dia reflectem o teu êxito social. Se respondeste que vendeste tudo, tens muita segurança na tua pessoa, mas deverás ser prudente se não quiseres afastar as pessoas com o teu atrevimento. Se pelo contrario, disseste que tiveste um dia mau, necessitas aumentar a tua auto estima; não sejas demasiado duro contigo, já que os potenciais clientes podem detectar a tua insegurança e aproveitar-se. Por ultimo se tiveste um volume de vendas moderado, conheces o lugar que ocupas no mundo sem infravalorização. Este pode ser a chave para ter êxito a largo prazo no trabalho.
In Mente Sana.

Sem comentários: