Translator for your lenguage

terça-feira, 13 de novembro de 2007

Os efeitos da Luz.

Todos os anos e sempre na mesma época, Pedro sofria os sintomas de uma depressão: Tristeza, desmotivação, irritação... conforme chegava o bom tempo, com o aumento das horas de luz os seus sintomas melhoravam notavelmente até desaparecer.
Pedro veio ver-me cansado para lhe receitar anti-depressivos. Contudo os medicamentos só faziam efeito durante uns dias, talvez semanas, mas sempre tina uma recaída, até com os medicamentos mais fortes.
O Pedro submeteu-se a um tratamento especialmente indicado para os afectados por TAE( transtorno afectivo estacional). A Luminoterapia. Esta técnica consiste em submeter o paciente, durante uma meia hora de manhã com aos efeitos de uma lâmpada especial. Estas lâmpadas emitem uma luz idêntica á luz do sol, mas sem os raios ultra-violetas. É uma luz diferente daquela das nossas casas.
A luz vai normalizar a segregação dos neuro-transmissores que se sentem afectados pela mudança de estação. Aqueles relacionados com o estado de animo e com o ciclo do sono como a seratonina e a dopamina.
Com um sessão por semana de luminoterapia durante o inverno, o Pedro conseguiu pôr de lado os medicamentos e manter o seu estado de animo estável.
Xavier conesa, psicologo. In mente sana.

Sem comentários: